Agora

Moinho e museu estão entre atrações históricas da cidade

- (LV)

Quem não puder ir a Holam- bra durante a Expoflora, que acontece entre 25 de agosto e 24 de setembro, e quiser visitar a cidade em outra época, não perderá a viagem.

Para os que têm curiosidad­e em saber como funcionam os famosos moinhos holandeses, conhecer o Moinho Povos Unidos é uma boa dica. Aberto em 2008, ele produz farinha utilizando a força do vento que bate em suas hastes.

“Só a beleza dele já vale a visita. Mas não é só isso. Você aprende sobre um dos jeitos mais interessan­tes e limpos de conseguir energia”, afirma Paulo Mendes, 54 anos, assistente administra­tivo.

Monitores descrevem como é o funcioname­nto da construção e, nos cinco andares visitáveis, há explicaçõe­s sobre os diferentes tipos de moinho e para que eles servem. De lá, ainda é possível ter uma visão do alto de Holambra.

Outro lugar que guarda a história do município é o Museu Histórico e Cultural. O local conta como nasceu a cidade, fundada por holandeses em 1948 e como as flores se tornaram a sua marca.

“Há muitas peças que fizeram parte do surgimento da cidade, todas bem cuidadas. E as réplicas de casas antigas lembram o clima do passado, o que dá mais prazer ao aprendizad­o”, diz a aposentada Maria do Rosário, 67 anos.

É possível, inclusive, visitar o museu e o moinho no mesmo dia, já que ambos ficam na mesma alameda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil