Agora

Escola municipal marca aluno para não repetir merenda

Colégio da Brasilândi­a faz bolinha na mão de crianças que já comeram lanche industrial­izado

- (Regiane Soares)

Uma escola municipal da gestão João Doria (PSDB) está marcando os alunos que comem a merenda para que eles não repitam o lanche quando são servidos alimentos industrial­izados, como bebida láctea e bolachas.

Desde o início do mês, quando voltaram as aulas, os estudantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamenta­l) João Amós Comenius, na Brasilândi­a (zona norte), recebem uma bolinha ou um risco na mão, feito com um canetão, quando se servem da merenda industrial­izada. Assim, eles não podem pegar mais.

A avó de um estudante, que preferiu não se identifica­r, disse que na semana passada o garoto de 11 anos chegou em casa com uma bolinha pintada na mão dizendo que, com ela, não podia mais repetir o lanche. “Ele não costuma comer na escola. Justo no dia que era um lanche que ele gostava, quis repetir e não pôde.”

A estudante Brenda Soares, 19 anos, afirmou que o irmão de 10 anos também já chegou em casa com a mão marcada com uma bolinha. “Fizeram uma bolinha nele. É ruim isso porque muitas crianças fazem a principal refeição na escola.” Ontem, foi servido abacaxi, e os alunos não foram marcados.

Na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Mestre Jou, na Freguesia do Ó (zona norte), os alunos não podem repetir qualquer merenda, de acordo com pais de alunos. Segundo o motorista Glauco Raony, 23 anos, o anúncio foi feito pela diretora da escola em reunião de pais realizada no dia 5.

O filho de Raony, Pietro, 5 anos, não pode mais repetir o leite com café ou chocolate, o que mais gosta. “Na reunião, a diretora disse sobre a mudança no cardápio da merenda e disse não seria mais permitido a repetição.”

Em julho, a prefeitura afirmou que iria mudar o cardápio das escolas. A gestão Doria disse que os alimentos industrial­izados deveriam ser consumidos “com moderação”, pois não eram saudáveis.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress e Divulgação ?? Alunos em frente à Emef João Amós Comenius, na Brasilândi­a (zona norte de São Paulo); no dest., mão de estudante com a marca para não repetir a merenda em dia que produtos industrial­izados foram servidos
Rivaldo Gomes/Folhapress e Divulgação Alunos em frente à Emef João Amós Comenius, na Brasilândi­a (zona norte de São Paulo); no dest., mão de estudante com a marca para não repetir a merenda em dia que produtos industrial­izados foram servidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil