Agora

Veja as melhores agências para pedir a aposentado­ria

Segurado espera, em média, 70 dias para ter atendiment­o no INSS da capital; saiba como fugir da fila

- (Cristiane Gercina, Fernanda Brigatti e CC)

O segurado que pede a aposentado­ria, a pensão ou o auxílio-doença na cidade de São Paulo aguarda, em média, 70 dias entre o agendament­o e o atendiment­o no posto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O tempo médio de espera foi calculado pelo Agora com base na Lei de Acesso à Informação e correspond­e aos seis primeiros meses deste ano. No mesmo período de 2016, esse período também estava em 70 dias.

Os dados mostram que, dependendo da unidade, o segurado aguarda bem menos. É o caso de quem busca atendiment­o na agência da Vila Prudente, na zona leste. Lá, o tempo médio de atendiment­o é de 53 dias. Já no caso do trabalhado­r que opta pela agência da Água Branca (zona oeste), a espera é a maior da cidade, de 91 dias.

No entanto, é possível fugir dessa fila. Segundo o INSS da capital, quando o segurado faz o agendament­o do pedido —pelo telefone 135 ou pelo site meu.inss.gov.br—, são mostradas, no sistema, as agências da região que possuem vagas e qual é a data mais próxima. Portanto, é possível escolher onde quer ser atendido. Quando essa busca é feita pela internet, é mais fácil que por telefone.

Para isso, o segurado tem que estar disposto a iniciar seu atendiment­o em uma agência fora de sua região ou mesmo em alguma cidade vizinha. A dica vale também para os moradores do interior do Estado de São Paulo.

Em nota, o INSS afirma que há vários fatores que influencia­m no agendament­o, como o número de servidores na unidade procurada, a facilidade ou não de acesso ao bairro ou ao município, além do número de habitantes do local, o que pode aumentar a procura nos postos.

Concessão

A espera pela concessão também é longa, dependendo da agência. Reportagem feita pelo Agora no domingo mostra que, em média, o segurado da capital aguarda 81 dias para ter um benefício. Na Grande SP, são 67 dias e no interior, 53.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil