Agora

Conselho manda tribunais exibirem ganhos de juízes

- (FSP)

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, assinou ontem uma portaria que obriga tribunais de todo o país a divulgarem a folha de pagamento dos magistrado­s de forma detalhada e incluindo todos os benefícios.

Cármen Lúcia determinou que os tribunais enviem em dez dias úteis as informaçõe­s relativas a 2017, de janeiro a agosto, “especifica­ndo os valores relativos a subsídio e eventuais verbas especiais de qualquer natureza e o título sob o qual foi realizado o pagamento”. A partir de setembro, o envio da informação de cada mês deverá ser feito em até cinco dias após o pagamento aos magistrado­s.

O CNJ vai reservar um espaço no site para publicar. Já é obrigatóri­o que os tribunais repassem dados sobre folha de pagamento, mas alguns não informam valor total, só os salários, sem benefícios.

O CNJ passará a analisar os pagamentos, encaminhan­do eventuais casos de ilegalidad­e para a corregedor­ia.

No começo da semana, Cármen Lúcia chamou o corregedor do CNJ, João Otávio de Noronha, para conversar sobre os salários após reportagem revelar que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso autorizou pagar meio milhão de reais a um juiz.

 ??  ??
 ??  ?? A presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Cármen Lúcia
A presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Cármen Lúcia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil