Agora

Punido, Verdão ficará sem torcida fora por sete jogos

Tribunal dá gancho após confusão com torcedores do Sport, dia 23; organizada­s ficam sem adereços

- (UOL e Alexandre de Aquino)

A torcida do Verdão perdeu o direito de comparecer aos jogos como visitante, e as organizada­s não poderão usar seus adereços em duelos como mandantes (bandeiras, instrument­os, camisas, boné, entre outros itens). São sete partidas para cada uma das punições por causa de uma briga que os palmeirens­es se envolveram no pega contra o Sport.

A decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) revoltou o Palmeiras, que promete recorrer. A escolha foi classifica­da como um absurdo pelo fato de a briga ter acontecido fora do estádio.

O departamen­to jurídico palmeirens­e ainda aponta que a decisão abre um precedente perigoso, uma vez que as brigas fora do estádio não podem ter os clubes como os responsáve­is.

“O nosso entendimen­to é de que houve um equívoco no julgamento do STJD. O clube não tem qualquer responsabi­lidade sobre o que acontece fora do estádio e, por isso, não cabe essa punição. O clube já está tomando as providênci­as necessária­s para cuidar deste caso. Tenho certeza que o STJD vai rever essa incorreta decisão que pune o Palmeiras e seu torcedor”, disse o presidente do Verdão, Maurício Galiotte.

Já o Sport foi absolvido.

Punição ineficaz

O técnico Cuca preferiu questionar a efetividad­e da punição. “O certo era eu deixar isso para a diretoria, mas eu não consigo. Eu queria saber de vocês: O que isso vai ter de ganho ou de melhora para que, no futuro, não tenha briga? Qual melhora vai ter você punindo um clube, um torcedor bom de não ir ao campo? Ficar sete jogos sem usar a roupa da torcida não vai gerar mais briga? Será que eles não têm que pensar diferente e ter uma atitude que evite de verdade? Isso aí é só para dizer que puniu. Discordo totalmente”, afirmou o treinador.

A partida contra o Sport foi disputada no dia 23 de julho, na Arena Pernambuco. Antes e depois do duelo, torcedores dos dois clubes entraram em confrontos no entorno do estádio —54 pessoas foram detidas, sendo a maioria composta por seguidores do time paulista.

Um comunicado divulgado pela Arena Pernambuco explica que “palmeirens­es e rubro-negros estavam brigando e promovendo arruaças enquanto saíam das dependênci­as do estádio”.

 ?? Otavio Valle - 6.ago.17/Folhapress ?? Torcida do Palmeiras exibe bandeirão, que voltou a ser permitido em São Paulo; por causa de brigas em Recife, organizada­s não poderão usar qualquer tipo de adereço nas partidas do Verdão como mandante
Otavio Valle - 6.ago.17/Folhapress Torcida do Palmeiras exibe bandeirão, que voltou a ser permitido em São Paulo; por causa de brigas em Recife, organizada­s não poderão usar qualquer tipo de adereço nas partidas do Verdão como mandante

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil