Agora

‘Fui corajosa que nem Alice’, orgulha-se ex-militante

- (LN)

A professora de música Mércia de Oliveira Kolya, 82 anos, que vive em Itapevi (Grande SP), assiste a “Os Dias Eram Assim”, da Globo, desde que a série estreou. A temática da ditadura militar e o retrato da luta contra o regime daquele período fizeram com que ela se identifica­sse com a trama logo nos primeiros episódios.

“Eu vivi i ntensament­e aquela época”, conta. “Era aquilo mesmo que acontecia, nós não tínhamos liberdade.”

Mércia foi militante do MDB (Movimento Democrátic­o Brasileiro), partido de oposição aos militares, fundado em 1966, e diz que nunca gostou de se conformar com as regras. Por isso, acha-se parecida com a personagem Alice, vivida pela atriz Sophie Charlotte.

“Eu fui corajosa que nem ela. Usava calça comprida, não queria ser uma mulher passiva” diz. “Fui diferente, lutei com os meus irmãos de igual para igual, quando a mulher ainda tinha que cuidar de casa, marido e criança.”

Ir para a rua protestar com os irmãos mais novos, que também eram militantes, era comum em sua vida quando jovem. “Eu fazia campanha política e não tinha medo de sair”, confessa. A manifestaç­ão que ela mais gosta de se lembrar foi a que marcou o fim do período militar e o início da redemocrat­ização do país: as Diretas Já, nos anos 1980. “Lutei muito por isso.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil