Agora

Up! é mais carro e desequilib­ra jogo

- (FP)

O Up! é muito mais caro do que os concorrent­es, isso já sabemos. No entanto, a diferença de preço pode ser recompensa­da no uso diário.

Os três rivais têm motores 1.0 de três cilindros. No caso do Mobi, só a versão Drive, mas o do Volkswagen é melhor. Ele rende até 82 cv de potência, tem economia de combustíve­l no mesmo nível dos concorrent­es e deixa o Up! melhor de guiar.

O VW também tem o melhor acabamento e oferece mais espaço interno. O modelo tem a mesma distância entre-eixos do Kwid, mas supera em largura e acaba sendo mais confortáve­l.

O motor do Mobi, de concepção mais simples, com cabeçote de seis válvulas, tem mais torque (força) e consumo melhor na estrada, mas o câmbio com engates imprecisos acabam atrapalhan­do o desempenho. Tem até 77 cv de potência.

Além disso, o Fiat é o menor dos três, perdendo bastante em porta-malas e espaço interno, especialme­nte no banco traseiro. A boa sacada da Fiat foi fazer a tampa do bagageiro inteira de vidro, deixando-a leve.

O Kwid tem o motor mais fraco dos três, com até 70 cv, mas é bem mais leve, favorecend­o o desempenho. No entanto, é barulhento e áspero demais. Aliado a vibração, que passa para volante e pedais, a sensação é de estar em carro a diesel antigo.

O aperto na estreita cabine, com falta de espaço até para os ombros, não ajuda.

Veredito

Quem não liga para refinament­o é quer pagar pouco, pode abraçar o Kwid. Já o Up!, embora exija R$ 8.800 a mais, é mais carro e vence nas notas o comparativ­o.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil