Agora

Linha vazia do metrô ganha hoje três novas estações

Incompleto, trecho 5-lilás deveria estar pronto em 2014. Obra começou em 1988, na gestão Covas

- (FSP)

Com quase três anos de atraso, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) entrega hoje três novas estações da linha 5-lilás do metrô de São Paulo. As paradas Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, todas na zona sul, adicionam 2,8 km à rede atual de 68,5 km na cidade. Anos atrás, o tucano prometeu a entrega de toda a linha até 2014.

Hoje começa a operação assistida nas estações, de segunda a sábado, das 10h às 15h, e sem a cobrança de passagem. A operação comercial deve estar plena de 60 a 90 dias, diz o governo.

O objetivo do governo do Estado é que até o fim do ano esta linha siga no sentido nordeste e se conecte às linhas azul (estação Santa Cruz) e verde (Chácara Klabin). Dessa forma, a linha conseguirá aumentar o fluxo de passageiro­s, que atualmente opera abaixo do esperado e fora da rede metroviári­a (atualmente, o trecho faz contato apenas com a linha 9 da CPTM).

Quando o ramal estiver completo, com 20 km, a esti- mativa do governo é que ele transporte 800 mil passageiro­s por dia. Em 2016, a linha transporto­u em média 260 mil —dos 3,7 milhões de passageiro­s conduzidos diariament­e pelo Metrô em dias úteis (sem contar passageiro­s da linha privada 4-amarela).

Para o secretário de Transporte­s Metropolit­anos, Clodoaldo Pelissioni, a conexão com demais linhas vai facilitar o caminho entre o Capão Redondo e o centro e a avenida Paulista. “Muitos poderão deixar o corredor de ônibus”, diz. “E passaremos a atender uma região grande de classe média alta, mas muito adensada [Moema, Brooklin, Campo Belo].”

O secretario diz ainda que o tempo de espera por um trem na linha também diminuirá. Atualmente, com exceção do monotrilho da linha 15-prata, a linha 5-lilás tem a espera mais longa. Fora do horário de pico, a média é de seis minutos. “O objetivo é um intervalo entre 2 e 3 minutos”, afirma.

Protesto

O sindicato dos metroviári­os prevê ato público com consulta popular, hoje, contra a proposta do governo de privatizar a linha 5-lilás, durante a inauguraçã­o da estação Brooklin.

 ?? Flavio Florido/Folhapress ?? Plataforma da estação Brooklin (linha 5-lilás do metrô), uma das três paradas que serão inaugurada­s hoje pelo governo; operação será assistida, de segunda a sábado, das 10h às 15h, sem cobrança de passagem
Flavio Florido/Folhapress Plataforma da estação Brooklin (linha 5-lilás do metrô), uma das três paradas que serão inaugurada­s hoje pelo governo; operação será assistida, de segunda a sábado, das 10h às 15h, sem cobrança de passagem
 ?? Adriano Vizoni/Folhapress ??
Adriano Vizoni/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil