Agora

Veja os afastament­os que aumentam a aposentado­ria

Benefícios de quem fica longe do trabalho entram na conta do INSS em alguns casos; confira quais são eles

- (Cristiane Gercina)

Os segurados que tiveram afastament­os no trabalho conseguem incluí-los na aposentado­ria. Com isso, é possível aumentar o tempo total de pagamentos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para conseguir antes o benefício ou elevar o valor da contribuiç­ão e garantir uma aposentado­ria maior.

O Agora mostra hoje quais são os afastament­os que contam na hora de se aposentar. Auxílio-doença, auxílio-acidente e outros benefícios são considerad­os pelo instituto para calcular e conceder o benefício, mas há regras.

Um dos principais casos é o do auxílio-doença. O segurado pode passar muitos anos recebendo o benefício, mas precisa, após receber a alta, fazer pelo menos um pagamento ao INSS para conseguir contar todo esse período como tempo de contribuiç­ão na sua aposentado­ria.

O advogado Rômulo Saraiva lembra que a grana recebida de auxílio mensal também entra na conta. Mas não é o valor do salário do trabalhado­r e sim a média que o INSS calculou para pagar o auxílio.

Essa regra beneficia os segurados que têm o benefício cortado no pente-fino que o INSS está fazendo nos auxílios-doença e nas aposentado­rias por invalidez que não passam por perícia há mais de dois anos. O advogado Roberto de Carvalho Santos, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenci­ários), lembra que a norma do auxílio-doença vale para aposentado­ria por invalidez que for cortada, desde que o segurado faça pelo menos uma contribuiç­ão depois do fim do benefício.

Outras verbas

O salário-maternidad­e recebido por 120 dias (quatro meses) pelo nascimento de um bebê ou na adoção, o tempo de serviço ao Exército e o aviso-prévio trabalhado também contam na aposentado­ria. Para saber se o INSS incluiu todos esses períodos, o aposentado deve consultar a carta de concessão ou o processo administra­tivo da aposentado­ria. Caso haja erro, deverá pedir uma revisão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil