Agora

Ganho da poupança éo desde 2006

Com inflação menor, a caderneta de poupança é uma boa opção para quem quer investir a grana

- (Marcela Marcos e UOL)

A caderneta de poupança registrou ganho real de 3,16% nos primeiros oito meses de 2017, descontada a inflação. É o melhor desempenho para o período em 11 anos, já que, em 2006, o rendimento foi de 3,76%. A conclusão é da plataforma de análise financeira Economatic­a.

No acumulado de 12 meses até agosto de 2017, a aplicação teve ganho real de 5,05%, acima de aplicações como ouro, dólar e euro.

O desempenho da poupança também é melhor se comparado a investimen­tos em renda fixa, segundo a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administra­ção e Contabilid­ade), mesmo com a nova regra de rendimento da caderneta, que entrou em vigor na última quarta-feira.

Na ocasião, o Copom (Comitê de Política Monetária) reduziu a taxa básica de juros, a Selic, de 9,25% para 8,25% ao ano. Quando a Selic fica abaixo de 8,5%, o rendimento da poupança diminui, limitando-se a 70% da Selic mais a Taxa Referencia­l. Mas a limitação só afeta depósitos feitos antes de maio de 2012.

E mesmo para os depósitos posteriore­s, segundo a Anefac, a caderneta ainda será mais vantajosa do que in-

até 3 de maio de 2012 6,17% a partir de 4 de maio de 2012

O rendimento das cadernetas passa a estar vinculado à taxa básica de juros da economia vestir em renda fixa para quem tem aplicações menores. Para a associação, a caderneta é uma excelente opção de investimen­to, principalm­ente sobre os fundos com taxas de administra­ção

8,5% 70% 0,5%

O poupador continua a ter rendimento fixo de ao mês e de ao ano, mais TR (Taxa Referencia­l) Quando a Selic é menor do que ao ano, o rendimento passa a ser de da Selic mais TR superiores a 1% ao ano.

Na prática, é difícil conseguir achar uma taxa menor do que 1% nos bancos e nas financeira­s se tiver pouca grana para investir, segundo o vice-presidente da Ordem 18 mil 19 mil 20 mil dos Economista­s do Brasil, José Dutra Vieira Sobrinho.

Nesta semana, o IBGE divulgou que a inflação oficial no país ficou em 0,19% em agosto, a menor para o mês em sete anos, desde 2010 (0,04%), cenário que favoreceu o ganho da poupança. Em agosto, depósitos na caderneta superaram os saques: foram R$2,144 bilhões a mais, segundo o Banco Central.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil