Agora

Idosos podem estar na malha fina

- (LL)

Os idosos e os doentes graves que ainda não entraram em nenhum lote de restituiçõ­es do Imposto de Renda podem estar na malha fina. Esses contribuin­tes têm prioridade no pagamento de sua restituiçã­o e, por isso, já deveriam ter sido incluídos em algum lote. Aqueles que enviaram a declaração do IR no início do prazo, mas não foram contemplad­os, também devem ficar atentos.

O primeiro passo é confirmar se não entrou mesmo em um lote de restituiçõ­es. A consulta é feita no site da Receita (http://idg.receita.fazenda.gov.br) ou pelo telefone 146. Ontem foi liberada a consulta ao quarto lote.

Se não entrou no próximo pagamento, é preciso entrar no extrato da declaração, pelo sistema e-CAC. Após entrar no site da Receita, se ainda não tem o cadastro, o contribuin­te precisará informar os números dos recibos das últimas declaraçõe­s. Veja o passo a passo ao lado.

Se a Receita encontrou falhas nos dados enviados, aparecerá que a declaração está “com pendências”. Após identifica­r a falha, o contribuin­te terá que corrigi-la e enviar uma declaração retificado­ra.

O principal motivo que leva o contribuin­te à malha fina é a omissão de ganhos. É o caso, por exemplo, de quem se esquece de informar um valor recebido de uma empresa ou declara valores menores.

No ano passado, metade das declaraçõe­s ficaram retidas por inconsistê­ncias nos rendimento­s informados pelo contribuin­te.Quem corrige a declaração pode ganhar a restituiçã­o nos lotes seguintes —os idosos e doentes graves também têm prioridade nesses casos.

As despesas médicas também podem fazer a declaração ficar presa na malha. Se tiver como comprovar uma divergênci­a que foi apontada pela Receita, o contribuin­te pode agendar um atendiment­o. É o caso de quem teve despesas muito altas de saúde. É preciso comprovála­s com recibo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil