Agora

Terremoto mata 58 no México

- (FSP)

Um terremoto de 8,1 graus de magnitude na costa do Pacífico mexicano, o maior no país em 100 anos, deixou ao menos 58 mortos nos Estados de Oaxaca, Tabasco e Chiapas, durante a madrugada de ontem, e foi sentido em grande parte do território, incluindo a capital.

O terremoto ocorreu às 23h49 locais (1H49 de Brasília, sexta-feira). De acordo com o Geological Survey, serviço geológico dos Estados Unidos, o sismo teve seu epicentro no Pacífico, a 87 km a sudoeste da cidade de Pijijiapan (Chiapas), a uma profundida­de de 69 km.

Moradora da Cidade do México há três anos, a administra­dora comercial brasileira Natália Zerbato, 26 anos, precisou deixar o prédio onde vive durante a madrugada. “Senti o chão tremer por cinco minutos”, disse. “Usávamos as poças de água como referência para ver se o terremoto continuava ou não”, afirmou.

Histórico

O terremoto de ontem foi um dos mais fortes a atingir a América Latina, de 9,5 graus de magnitude, atingiu o Chile em 1960. O tremor foi seguido de um maremoto e provocou a morte de duas mil pessoas, além de ter destruído a cidade de Valdívia.

O Chile voltou a sofrer em 2010, quando um terremoto de magnitude 8,8 devastou o centro-sul do país e provocou mais de 500 mortes.

 ?? Edgard Garrido/Reuters ?? Soldados resgatam pessoas presas nos escombros de uma casa que desabou com o tremor que afetou o México na madrugada de ontem e deixou 58 mortos
Edgard Garrido/Reuters Soldados resgatam pessoas presas nos escombros de uma casa que desabou com o tremor que afetou o México na madrugada de ontem e deixou 58 mortos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil