Agora

O som do Castelo Seriado infantil “Castelo Rá-Tim-Bum” vira um musical e estreia hoje; espetáculo é feito para agradar a toda a família

- (Fabiana Schiavon)

A premiada série infantil que conquista gerações há mais de 20 anos ganha nova versão, no teatro: “Castelo Rá-TimBum: O Musical” estreia hoje, no Teatro Opus. Com história inédita, a produção pretende matar a saudade dos fãs da atração da TV Cultura e apresentá-la às crianças de hoje.

Foram dois anos para chegar ao r e s ul t a do ideal, tudo feito em parceria e com a aprovação da emissora.

“A série já teve muitos produtos. As últimas exposições foram um grande s ucesso, mas queríamos fazer algo que as pessoas pudessem sentir de fato, que elas vissem os personagen­s vivos. E isso o musical proporcion­a. Foi um desafio traduzir a linguagem de TV ao palco, pois é preciso manter o clima de nostalgia em quem viu a série e leva filhos e sobrinhos para curtir”, diz Ricardo Marques, produtor do musical.

O Nino (Roberto Rocha) é protagonis­ta da história contada na peça. No ano em que celebra seus 300 anos, o feiticeiro se dá conta de que vive em um castelo incrível, mas que não tem a vida de uma criança normal. Algo bem estranho lhe acontece, então, e ele ganha a oportunida­de de aprender o significad­o da verdadeira magia.

Para adaptar essa história aos dias atuais, o roteirista Juliano Marceano chegou ao tema da diversidad­e. “Passamos a mensagem de que para ser feliz é preciso se aceitar. Não importa se você é uma cobra falante, um feiticeiro ou um homem de outro planeta: tem espaço para todo o mundo.”

Ele dá exemplos de cenas: “Em uma, a Biba quer jogar bola, pois não tem mais essa ideia de brincadeir­a de menina ou de menino. E a Morgana [Alessandra Vertamatti] carrega a mensagem de que é preciso subir um degrau de cada vez, porque hoje exi s t e muita ansiedade”. Para chegar ao visual idêntico ao do “Castelo” original, uma equipe de quase cem pessoas trabalhou arduamente nos últimos dois anos. “Tivemos que refazer todos os bonecos, mas conseguimo­s contar com a ajuda de quem criou os originais”, celebra Marques.

 ?? Caio Gallucci/Divulgação ?? Da esq. para a dir.: Nino (Roberto Rocha), Zequinha (Henry Gaspar), Pedro (Lipe Volpato), Biba (Karol Nascimento), Bongô (Guilherme Leal) e Ethevaldo (Patrick Amstalden)
Caio Gallucci/Divulgação Da esq. para a dir.: Nino (Roberto Rocha), Zequinha (Henry Gaspar), Pedro (Lipe Volpato), Biba (Karol Nascimento), Bongô (Guilherme Leal) e Ethevaldo (Patrick Amstalden)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil