Agora

Alunas da 6ª série ajudam a criar aplicativo

Trio de estudantes de escola no Lajeado participou de criação de sistema que será usado em toda rede

-

A elaboração do aplicativo Prato Aberto, que vai ajudar estudantes da rede municipal de São Paulo a avaliar a qualidade da merenda escolar, contou com o auxílio de três consultora­s mirins: alunas da mesma sala da 6ª série do CEU (Centro Educaciona­l Unificado) Lajeado (zona leste da capital).

O aplicativo será lançado no mês que vem pela Secretaria Municipal da Educação, sob gestão João Doria (PSDB).

A história desse trio começou quando a estudante Geovana Vieira de Souza, 12 anos, estava na aula de informátic­a e viu, no site da prefeitura, o anúncio da competição do site Pátio Digital, da prefeitura, que incentivav­a interessad­os a criar um aplicativo sobre merenda, elaborado em parceria com a Unesco.

“Eu achei interessan­te porque não gostávamos da merenda. E queríamos melhorar. O arroz era duro e a comida, sem sal. Já não é mais assim”, diz Geovana.

Ela e duas amigas decidiram se inscrever. Dias depois, a direção da escola recebeu uma ligação da prefeitura explicando que elas não poderiam participar do concurso por serem menores de idade, mas foram convidadas para a consultori­a mirim.

Consciênci­a

A estudante Kethelyn Guerra Marques, 11 anos, também participou da elaboração do aplicativo. “Achei muito legal participar de uma ação que pode ajudar. Foi bacana porque escutaram o que tínhamos a dizer.”

A mãe dela, a representa­nte comercial Mônica Guerra Marques, 36 anos, achou a iniciativa interessan­te. “A Kethelyn ficou mais participat­iva na escola. Ela está mais consciente. Vou usar o aplicativo para acompanhar a alimentaçã­o dela.”

Camilly Vitória Borges Leite, 12 anos, conta que aprendeu a valorizar mais os alimentos após a experiênci­a. “Foi legal ter contato com o secretário [municipal da Educação] e outras pessoas que sabiam fazer o aplicativo. Percebi que fazíamos algo que poderia mudar nossa realidade.”

“Achei maravilhos­a a iniciativa delas de querer participar”, disse o secretário municipal da Educação, Alexandre Schneider.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? As estudantes (da esq. para a dir.) Kethelyn Guerra Marques, 11 anos, Geovana Vieira de Souza, 12 anos, e Camilly Vitória Borges Leite, 12 anos, da 6ª série do CEU Lajeado (zona leste), avaliam merenda escolar
Rivaldo Gomes/Folhapress As estudantes (da esq. para a dir.) Kethelyn Guerra Marques, 11 anos, Geovana Vieira de Souza, 12 anos, e Camilly Vitória Borges Leite, 12 anos, da 6ª série do CEU Lajeado (zona leste), avaliam merenda escolar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil