Agora

Crianças viram diretoras por um dia em atividade especial

- (TC)

Crianças de quatro e cinco anos dos ensinos infantil 1 e 2 têm a chance de serem diretoras por um dia na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Nelson Mandela, no Limão (zona norte de SP).

A diretora dessa escola, Cibele Racy Maria, 57 anos, decidiu instaurar o Dia do Diretor no ano passado, que acontece todos os dias. Os estudantes, que aguardam ansiosos pela oportunida­de.

“Temos dois turnos por dia e, em cada um deles, seis alunos são escolhidos pela turma, em um critério próprio, para serem os diretores naquele dia. São 12 por dia. Com isso, nossos 351 alunos já puderam ter essa oportunida­de”, diz Cibele.

O aluno pode escolher o que fazer no seu dia especial. “Eles podem acompanhar como se faz o almoço, ver se a escola está limpa, se a merenda está boa. Eles são como diretores, mesmo, e os funcionári­os os respeitam como tais”, diz a diretora.

Na sua vez, Mirella de Paula, 5 anos, passou em todas as salas de aula para ver o comportame­nto dos amigos. “Foi legal, mas choveu e não consegui usar a rede”, diz a aluna, dando a entender que o diretor também pode descansar durante o trabalho.

Uma das dificuldad­es de Mirella, segundo conta a diretora, foi disciplina­r os colegas. Mas uma canção infantil chamada “A Ram Sam Sam” virou símbolo de disciplina. “O aluno-diretor entra na sala, começa a cantar a música e os demais param de bagunçar”, afirma Cibele.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil