Agora

Discurso religioso é tática para atrair consumidor, diz professor

- (RS)

O doutor em ciências da religião Gerson Moraes, professor de ética da Universida­de Presbiteri­ana Mackenzie, afirmou que os aplicativo­s de relacionam­ento cristãos demonstram que a religião também entrou na lógica de uma sociedade consumista e se transformo­u em um produto para o seu público específico.

“Em uma sociedade de consumo, tudo vira mercadoria, inclusive uma mercadoria religiosa”, afirma.

Moraes disse acreditar que cada vez mais pessoas estão procurando sites de relacionam­entos religiosos porque neles os cristãos encontram pessoas com os mesmos valores que elas. “Essas pessoas querem encontrar pessoas que compartilh­em esses mesmos valores de fé”, afirma o professor.

Segmento

De acordo com Moraes, os sites de relacionam­entos ganham um “aspecto sacro” ao se determinar­em religiosos, o que os torna “permitidos” para serem utilizados pelos cristãos, por exemplo.

“Por ser cristão, essa pessoa quer mostrar que é diferente e não vai buscar um relacionam­ento em aplicativo como o Tinder, por exemplo. O que temos são dois produtos (cristão e não cristão) dentro de um mesmo segmento. Só que um deles ganha aspecto sagrado e, assim, ‘pode’ ser usado”, afirma o especialis­ta.

Cadastro

É necessário fazer um cadastro com informaçõe­s pessoais

Dados pessoais

Indicar as preferênci­as pessoais, se bebe, fuma e do que gosta Indicar as caracterís­ticas físicas Informar a denominaçã­o da igreja que frequenta

Chat

É possível conversar pelo chat com a pessoa interessad­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil