Agora

Aposentado­ria pode chegar ao teto com ação

Os segurados que reconhecer­am direitos na Justiça do Trabalho têm dez anos para pedir revisão ao INSS

-

Os aposentado­s que entraram na Justiça para cobrar vínculo de trabalho ou salários que não foram pagos podem aproveitar a sentença favorável para elevar a aposentado­ria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O benefício pode chegar a R$ 5.531,31, que é o teto do INSS neste ano.

Foi o que aconteceu com um segurado de São Paulo. Aposentado desde 2012, ele incluiu em seu benefício verbas salariais de quatro anos, por irregulari­dades em sua demissão. Ele foi dispensado em 2005, após voltar do auxílio-doença. A Justiça trabalhist­a entendeu que a dispensa foi discrimina­tória e determinou o pagamento de todas as verbas salariais entre 2005 e 2009. Ele pediu a revisão para incluir os valores e, com isso, a aposentado­ria subiu de R$ 3.023,54 para o teto, aumento de 82%.

Segundo a advogada previdenci­ária Carolina Sautchuk, do escritório Abreu Advocacia, para entrar com o pedido de revisão, a ação trabalhist­a precisa ter sentença final. “Com a cópia do processo, o segurado deve buscar um advogado. É preciso fazer cálculos para ver o impacto na aposentado­ria e aí sim buscar o INSS”, diz.

Para o advogado Rômulo Saraiva, não é sempre que a ação trabalhist­a aumenta a aposentado­ria, por maior que seja a grana paga. Quem sempre contribuiu pelo teto, por exemplo, não terá mudança no benefício com o reconhecim­ento de verbas salariais. “O que é recolhido do salário acima do teto não volta para o segurado.” CPF Nome completo Data de nascimento Telefone para contato

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil