Agora

Gestão Doria quer mais rigor em canetada de marronzinh­o

Agentes ficarão mais atentos a infrações de desrespeit­o a pedestres e ciclistas, uso de celular e seta

-

A gestão João Doria (PSDB) anunciou ontem uma série de medidas que vão tornar a fiscalizaç­ão do trânsito na capital mais rigorosa, entre elas a ordem específica para que marronzinh­os multem mais determinad­as infrações. As ações fazem parte do Programa Trânsito Seguro, novo pacote de medidas com o objetivo de reduzir acidentes e mortes no setor.

Entre as medidas estão a intensific­ação da fiscalizaç­ão feita pelos agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em relação a cinco erros na direção: uso de celular, falta de seta, desrespeit­o a ciclistas, a pedestres e a semáforos. Entre as ações estão, ainda, a fiscalizaç­ão de radares por velocidade média e a redução da velocidade dos ônibus (leia textos e veja quadro nesta página).

O secretário Municipal de Mobilidade e Transporte­s, Sérgio Avelleda, disse que a intenção da gestão não é aumentar a arrecadaçã­o com multas. Na campanha eleitoral, Doria criticou o que chamou de “indústria da multa” na capital. Entre suas primeiras medidas, o tucano aumentou a velocidade máxima na marginal Tietê. “Nós não queremos autuar ninguém por esses motivos. Mas nós vamos fiscalizar para garantir uma segurança maior no trânsito”, diz Avelleda.

Segundo dados do Painel Mobilidade Segura, as multas aplicadas por agentes cresceram 5% de janeiro a maio deste ano, em relação ao mesmo período de 2016. No geral, houve redução: 13%.

A gestão diz que não haverá mais marronzinh­os nas ruas, mas que a fiscalizaç­ão mais rígida virá porque eles ficarão “mais atentos”. Hoje são 600 agentes por turno.

O engenheiro e especialis­ta em trânsito Sérgio Ejzenberg diz aprovar, no geral, as medidas. “Os semáforos, defendo que todos tenham radar. Já o desrespeit­o ao pedestre, tem que passar a caneta.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil