Agora

Capital tem menos varrido no primeiro semestre

Foram 6% menos toneladas recolhidas que na administra­ção anterior. Tremembé tem mais reclamaçõe­s

- (FSP)

Antes de assumir a prefeitura, João Doria (PSDB) definiu São Paulo como lixo vivo, numa crítica aos problemas de zeladoria da cidade. Em seu primeiro semestre como prefeito, porém, a quantidade de toneladas varridas na capital paulista recuou.

Dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que a gestão Doria recolheu 6% menos toneladas de sujeira em São Paulo nos primeiros seis meses do ano em relação a igual período de 2016, na gestão Fernando Haddad (PT).

A limpeza das ruas é uma das bandeiras de Doria, que se vestiu de gari e obrigou seu secretaria­do a fazer o mesmo. O uniforme se tornou símbolo da Cidade Linda. O programa lançado por Doria e a ênfase dada ao tema em discursos e divulgaçõe­s não foram suficiente­s para fazer o recolhimen­to de lixo decolar. Os consórcios responsáve­is pelo serviço, Sola e Inova, recolheram no 1º semestre 45.427 toneladas, contra 48.332 toneladas no mesmo período de 2016.

A conta inclui o lixo retirado pelos garis e o que a po- pulação joga nas lixeiras da cidade, além do recolhido de pontos viciados de descarte.

A gestão Doria atribui o menor volume a um programa de redução de descarte irregular, entre outros fato- res. Também admite corte de 4,4% no valor dos contratos, mas diz que os serviços não foram diminuídos por isso.

Em fevereiro, a reportagem mostrou queda na varrição logo no primeiro mês da ad- ministraçã­o tucana. Naquela época, Doria culpou o desaquecim­ento da economia.

O distrito com mais reclamaçõe­s ao 156 da prefeitura é o Tremembé (zona norte).

Em uma das principais ruas do bairro, a Maria Amália Lopes de Azevedo, há embalagens, pacotes de cigarro, e outros lixos que deixam a calcada como um obstáculo. Moradores reclamam que ali não há garis.

 ?? Artur Rodrigues/Folhapress ?? Praça na região central de São Paulo, com acumulo de lixo; número de varrições na capital caiu no primeiro semestre deste ano, com menos toneladas de detritos recolhidas pelas empresas na gestão Doria (PSDB)
Artur Rodrigues/Folhapress Praça na região central de São Paulo, com acumulo de lixo; número de varrições na capital caiu no primeiro semestre deste ano, com menos toneladas de detritos recolhidas pelas empresas na gestão Doria (PSDB)
 ?? Divulgação ??
Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil