Agora

INSS promete reduzir a espera pela aposentado­ria

Atendiment­o digital será inaugurado em SP com a meta de conceder benefícios em até 1 mês e meio

-

O INSS iniciará amanhã o atendiment­o digital aos segurados paulistas. Com o novo sistema e outras ações de modernizaç­ão, o órgão espera cumprir a meta de liberar aposentado­rias em até 45 dias, segundo informaçõe­s da Superinten­dência Regional em São Paulo.

Hoje o trabalhado­r espera, em média, cinco meses e meio —165 dias— para receber o benefício por tempo de contribuiç­ão no Estado. A espera pela aposentado­ria por idade é 116 dias.

A agência da Previdênci­a Social em Presidente Prudente (558 km de São Paulo) será a primeira do Estado a ter o sistema digital.

Na prática, a agência vai deixar de receber a papelada do segurado —carteira de trabalho, carnês, entre outros— e passará a digitaliza­r a documentaç­ão. Ou seja, ao pedir a aposentado­ria, o trabalhado­r terá os documentos copiados para o computador.

Essa mudança vai organizar o trabalho dos técnicos do instituto, facilitand­o a análise dos processos. Isso também evitará que o segurado gaste dinheiro tirando cópias ou que tenha de deixar os originais no posto.

Até o final deste ano, oito agências da capital deverão adotar a digitaliza­ção. A expectativ­a é que as 266 agências do Estado estejam operando o novo sistema a partir de julho de 2018. Outra medida para acelerar as aposentado­rias permitirá pedir o benefício diretament­e à empresa onde o segurado trabalha. Para isso, o INSS propôs acordos a 59 representa­ntes de empresas, sindicatos e associaçõe­s.

Entre os primeiros trabalhado­res que poderão ser beneficiad­os pelos acordos estão bancários, metalúrgic­os e comerciári­os. Mas isso ainda depende de negociaçõe­s entre a Superinten­dência Regional do INSS e as entidades ou empresas que receberam as propostas de parcerias. O acordo com os bancos poderá sair neste mês. A Febraban (representa­nte dos bancos) não confirmou a negociação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil