Agora

Atração é aposta, diz especialis­ta

- (LV)

O programa “Exathlon” é mais uma investida da Band no mundo dos reality shows. A emissora, atualmente, tem duas atrações do tipo no ar: “MasterChef Profission­ais” e “À Primeira Vista”.

Enquanto o programa culinário tem levado bons índices de audiência às terças do canal (na estreia da atual versão, no dia 5 deste mês, a edição chegou a ficar um tempo em segundo lugar, com 7 pontos no Ibope), a outra atração tem marcado entre 1,5 e 2,5 de média nas noites de quinta.

Para Francisco Machado, professor de comunicaçã­o da Unesp (Universida­de Estadual Paulista) e pesquisado­r de TV, o “Exathlon” ainda é uma aposta. “Ainda é cedo para afirmar se será um sucesso de público ou não. Desde o ‘No Limite’ não tínhamos um programa no formato de aventura na natureza”, analisa ele, citando o programa da Globo exibido em 2000, em 2001 e em 2009.

Machado diz que dois pontos são positivos na atração: o fato de ir ao ar de segunda a sexta e de ter a participaç­ão do espectador. “Ajuda a dar dinamismo a quem está acompanhan­do. O voto do público nas eliminaçõe­s supre uma vontade do espectador de querer participar e não apenas ver”, avalia o especialis­ta.

Ex-apresentad­or do quadro “O Aventureir­o”, da Sportv, Rodrigo Fiúza faz uma análise dos participan­tes. “O fato de ter ex-atletas não dá vantagem a ninguém. Em atividades que exigem esforço, o físico é importante, mas o que manda é a parte psicológic­a”. Ele completa: “O programa tem tudo para dar certo, desde que a Band não esqueça o lado do show que a televisão exige.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil