Agora

Salas de supletivo vão ter mais alunos

- (RS)

A partir do ano que vem, as salas de aula da EJA (Educação para Jovens e Adultos) terão mais alunos. Segundo portaria publicada ontem no “Diário Oficial” da Cidade, as etapas de alfabetiza­ção e básica passarão de 25 para 30 alunos e as etapas complement­ar e final passarão de 25 para 32 alunos.

A Secretaria Municipal de Educação, sob gestão João Doria (PSDB), disse que o objetivo da mudança é igualar a quantidade de alunos do EJA ao do ensino fundamenta­l regular (leia ao lado).

O vice-presidente do Sinpeen (Sindicato dos Profission­ais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo), José Donizete Fernandes, disse que a EJA é uma educação especial e pressupõe uma administra­ção diferente e com regras próprias, diferente do ensino regular.

Ele disse que uma das diferenças é que o ano letivo do EJA é de seis meses, diferente do ensino regular, que é de um ano. “A EJA é uma educação diferencia­da e se organiza com regras próprias e com didática diferente. Essa população [adultos e jovens] não tem mas mesmas necessidad­es de uma criança. Por isso, o número de alunos deve ser menor”.

A portaria também determina como “excepciona­l” a possibilid­ade de organizar turmas com crianças de ida- des diferentes nas creches. Porém, essa mudança precisa ser aprovada pela DRE (Diretoria Regional de Ensino).

Fernandes explicou que juntar crianças de faixas etárias diferentes, principalm­ente no berçário, se tornou uma prática como forma de atender a alta demanda.

“Agora, se houver a necessidad­e, para atender a demanda, excepciona­lmente, poderão juntar as crianças”, conclui.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil