Agora

Autor de massacre disparou por 9 em Las Vegas

Atirador ainda teria instalado câmeras de vigilância do lado de fora do quarto de onde fez os disparos

- (FSP e UOL)

A polícia de Las Vegas confirmou ontem que o atirador que promoveu o pior ataque com armas de fogo nos EUA, na noite de domingo, abriu fogo durante 9 minutos.

Stephen Paddock, de 64 anos, também teria instalado câmeras de vídeo do lado de fora de seu quarto no hotel Manderlay Bay.

Foi do local que ele disparou contra a multidão que assistia a um show, matando 59 pessoas e deixando mais de 500 feridas, no maior massacre a tiros da história recente americana.

Em entrevista coletiva, o xerife local, Joe Lombardo, afirmou, sem explicar como funcionava­m, que Paddock provavelme­nte usou as câmeras para ver se alguém se aproximava do quarto, incluindo a própria polícia.

Segundo o policial, as câmeras são mais um indício de que o ataque foi bastante premeditad­o. “O atirador avaliou tudo que fez, o que é assustador”, disse ele.

Lombardo confirmou ainda as suspeitas de que pelo menos uma das armas usadas por Paddock tinha um mecanismo que permite disparar tiros de forma mais rápida.

Em seu quarto havia mais de 20 armas, incluindo rifles e fuzis, que teriam sido transporta­das em dez malas desde que o atirador se hospedou no hotel, na quintafeir­a passada.

Com o aparelho, conhecido como “bump stock”, uma arma semi-automática consegue ganhar caracterís­ticas de uma automática.

Em automática­s, a arma dispara em sequência enquanto o gatilho está pressionad­o, o que permite dar uma maior quantidade de tiros por segundo. Já em semi-automática­s, deve-se apertar o gatilho a cada tiro.

Por isso, a venda e o uso de armas automática­s são restritos nos Estados Unidos, mas o uso do “bump stock” é permitido. Ele fez dois buracos nas janelas para posicionar as armas.

 ?? Drew Angerer/Getty Images/AFP ?? Velas homenageia­m os 59 mortos do massacre em Las Vegas; cidade norte-americana tenta retomar a rotina após a tragédia de domingo à noite, provocada por um atirador instalado no 32º andar de um hotel
Drew Angerer/Getty Images/AFP Velas homenageia­m os 59 mortos do massacre em Las Vegas; cidade norte-americana tenta retomar a rotina após a tragédia de domingo à noite, provocada por um atirador instalado no 32º andar de um hotel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil