Agora

Fachin nega volta de mandato a Aécio

- (FSP)

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou ontem um pedido do senador Aécio Neves (PSDB-MG) para devolver seu mandato. Ele foi afastado das funções parlamenta­res na semana passada pelos ministros da primeira turma.

Anteontem, a defesa de Aécio e o PSDB entraram com dois mandados de segurança no Supremo contestand­o o afastament­o do tucano. Fachin foi sorteado relator dos pedidos o sorteio excluiu os colegas da primeira turma.

Aécio pediu para que a decisão da primeira turma do STF fosse suspensa até que termine o julgamento da ação que trata sobre medidas cautelares contra parlamenta­res. Este foi o pedido negado por Fachin. Ele manteve a suspensão imposta.

De acordo com o ministro, Aécio deve primeiro recorrer na primeira turma e, no recurso, deve pedir a suspen- são da decisão dos ministros.

Em outra frente, o PSDB também por meio de mandado de segurança pediu o retorno imediato de Aécio ao cargo, alegando que a primeira turma não poderia ter afastado Aécio.

No pedido, o PSDB afirma que a decisão dos ministros foi ilegal. Neste caso, o ministro pediu que a AGU (Advocacia-Geral da União) se manifeste em até 72 horas.

A diferença nas decisões se deu por razão de quem entrou com as ações: no pedido feito por Aécio, o mandado de segurança que chegou ao Supremo era de “interesse individual”, do autor.

Já no caso do PSDB, era um mandado de segurança “de interesse coletivo”: para que a decisão não pudesse ser aplicada a nenhuma pessoa. E, como a ação questionav­a uma decisão do Supremo, instituiçã­o federal, cabe à AGU representa­r o STF.

 ??  ?? O senador Aécio Neves (PSDB-MG), que foi afastado pelo Supremo, entrou com mandado de segurança
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), que foi afastado pelo Supremo, entrou com mandado de segurança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil