Agora

Grupos rivais palestinos acertam a reconcilia­ção

- (FSP)

Um histórico acordo de reconcilia­ção entre o partido Fatah e o grupo islâmico Hamas ferrenhos rivais políticos foi firmado ontem no Cairo, Egito, e pode colocar um ponto final em uma década de rivalidade, violência e divisão interna na política palestina, que, para muitos, minaram as chances de negociaçõe­s de paz com Israel e ajudaram a empobrecer a faixa de Gaza.

Os detalhes estão sendo divulgados aos poucos. Um deles dá conta de que, até 1º de novembro, o Hamas transferir­á o controle de todos os postos de fronteira de Gaza ao novo governo de união nacional palestino e que a Guarda Nacional do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, será deslocada para supervisio­nar esses postos.

Também segundo as primeiras informaçõe­s, até 1º de dezembro o controle administra­tivo de Gaza será entregue totalmente ao um novo governo de união.

Muitos pontos, no entanto, ainda estão em aberto, como, por exemplo, o status do braço armado do Hamas, com seus 25 mil combatente­s, e o futuro dos 50 mil servidores públicos que foram empregados pelo Hamas desde 2007.

“É preciso acabar com esse capítulo de divisão de uma vez por todas para unificar os esforços do povo palestino com toda a força”, disse Azzam al-Ahmed, líder da delegação do Fatah ao Cairo.

O presidente palestino emitiu nota agradecend­o o presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sisi, pelo envolvimen­to no acordo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil