Agora

Confira como se aposentar com menos tempo ddee IINNSSSS

Leis e decisões da Justiça garantem a alguns segurados a aposentado­ria com menos contribuiç­ões

-

O trabalho por conta própria e o emprego sem carteira assinada estão em alta no país e, como consequênc­ia, mais brasileiro­s estão deixando de contribuir com a Previdênci­a Social.

Essa situação pode impedir o trabalhado­r de completar o tempo mínimo de contribuiç­ão para se aposentar, que é de 35 anos, para homens, e de 30 anos, para mulheres.

A alternativ­a é tentar se aposentar com menos pagamentos, o que é possível graças a vantagens permitidas a grupos específico­s de segurados, como idosos, empregados em atividades de risco e professore­s.

Para segurados que atingem a idade mínima de 65 anos, se homens, ou 60 anos, se mulheres, o tempo mínimo para receber o benefício é de 180 contribuiç­ões, ou seja, 15 anos.

O benefício por idade já representa­va, em 2015, oito entre dez aposentado­rias concedidas pelo INSS.

Outro atalho para conseguir se aposentar mais depressa é utilizar o tempo especial, que aumenta a contagem do período comprovada­mente trabalhado em local que representa risco à saúde ou à vida.

Com 25 anos de atividade prejudicia­l à saúde, homens e mulheres têm direito à aposentado­ria especial.

Professore­s que atuam em funções outras funções do magistério, mesmo fora da sala de aula, também podem ter a contagem especial. Na segunda, uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou que, mesmo professore­s deslocados para cargos de direção, coordenaçã­o e assessoria pedagógica têm direito ao tempo especial. “A decisão do Supremo reforça o que já estava determinad­o por lei”, afirma a advogada Adriane Bramante.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil