Agora

Aos 80 anos, ator Paulo José será homenagead­o

- (FS)

A Mostra Internacio­nal de Cinema de São Paulo elege, a cada ano, seus homenagead­os. Entre os brasileiro­s, o ator Paulo José foi o escolhido. O artista, que tem Parkinson, celebrou seus 80 anos em março e já passa das seis décadas dedicadas à vida artística. Além de exibir filmes com Paulo José que foram importante­s à história do cinema, a mostra entregará ao ator o Prêmio Leon Cakoff, “por sua relevante e expressiva carreira no cinema, no teatro e na televisão.”

“Há um documentár­io novo e inédito sobre ele, que está na programaçã­o normal da Mostra, chamado ‘Todos os Paulos do Mundo’, de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira, mas também faremos exibições únicas e gratuitas no vão livre do Masp de filmes que ele estrelou na década de 1960”, conta Renata de Almeida, produtora executiva da Mostra. São eles: “O Padre e a Moça” (1966), de Joaquim Pedro de Andrade, “O Homem Nu” (1968) e “Macunaíma” (1969).

Com a extensão da programaçã­o no vão livre do Masp, outras homenagens serão feitas, e filmes clássicos nacionais serão lembrados no espaço. “Quando o Carnaval Chegar” (1972) contará com a presença do diretor Cacá Diegues e uma versão restaurada de “Eles Não Usam Black-Tie” (1981) fará homenagem a Leon Hirszman (1937-1987), que completari­a 80 anos agora. Em março, o ator Paulo José completou 80 anos. Este documentár­io inédito repassa a trajetória do ator e conta parte da história do teatro, do cinema e TV Um padre se envolve com uma jovem da cidadezinh­a onde cumprirá sua missão sacerdotal, enquanto o homem mais rico do lugar, enciumado, propõe casamento à moça Um professor de música folclórica fica trancado nu do lado de fora do apartament­o de uma amiga após uma festa, enfrentand­o o falso moralismo da população

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil