Agora

Dodge vê repasse ilegal da Odebrecht para Aloysio

Procurador­a-geral afirma que falta investigar finalidade de transferên­cia para ministro tucano

- (FSP)

A procurador­a-geral da República, Raquel Dodge, afirmou em petição ao STF (Supremo Tribunal Federal) não ter dúvida de que o atual ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (PSDB-SP), recebeu R$ 500 mil da Odebrecht em um esquema para financiar sua campanha eleitoral de 2010.

“É fato incontrove­rso que houve o repasse de recursos para a campanha do senador Aloysio Nunes. Resta investigar a origem destes recursos e a finalidade do repasse”, escreveu a procurador­a-geral da República ao ministro relator do caso no STF, Gilmar Mendes, no último dia 24.

Não há registro na Justiça Eleitoral de doação oficial da Odebrecht para Aloysio na disputa de 2010 ao Senado.

O inquérito foi aberto em março a pedido do então procurador-geral Rodrigo Janot como desdobrame­nto do acordo de delação. Dois delatores da empreiteir­a informaram à PGR sobre o pagamento a Aloysio.

Um deles disse que repassou os dados sobre Aloysio ao “departamen­to da propina” da empresa e fez duas entregas, de R$ 250 mil cada uma, para o “representa­nte” do candidato em hotéis da zona sul, não nominados, no segundo semestre de 2010. No sistema de acompanham­ento dos pagamentos, Aloysio tinha o codinome “Manaus”.

Pagamentos

Os delatores da empresa que trataram do pagamento a Aloysio foram Carlos Armando Guedes Paschoal, conhecido como CAP, e seu su- perior hierárquic­o, Benedicto da Silva Júnior, o BJ.

Paschoal afirmou que, ao assumir a função em São Paulo, em 2008, foi informado por outro executivo “sobre um esquema de pagamentos de vantagem indevida combinado” com Paulo Vieira Souza, conhecido como ‘Paulo Preto‘, então diretor da Dersa, estatal paulista do setor viário.

Os dois delatores da empreiteir­a disseram, contudo, que os pagamentos a Aloysio Numes não estavam ligados a esse esquema e que o senador não pediu uma “contrapart­ida”.

 ?? Rafael Roncato - 29.out.2017/Folhapress ?? O ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes Ferreira, que foi eleito senador, é citado em petição
Rafael Roncato - 29.out.2017/Folhapress O ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes Ferreira, que foi eleito senador, é citado em petição
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil