Agora

As belezas de Belém Capital paraense une a estrutura de uma cidade grande ao contato direto com a natureza exuberante

-

Quem disse que a capital de um Estado tem de ser só construção e estruturas de cimento? Belém, principal cidade do Pará, tem tudo o que um município grande pode oferecer e ainda conta com excelentes passeios.

Dois marcos da cidade ficam à beira da Baía do Guajará. O Mercado Ver-o-Peso é uma verdadeira feira, com produtos culinários e artesanais típicos. “É como se fosse um passeio por toda a cultura paraense e brasileira. Não conhecia o jambu, por exemplo, e achei o seu gosto muito bom, além de deixar uma sensação curiosa na boca”, diz o contador Alfredo Mendes, 49 anos, que já foi três vezes à cidade. Ele se refere a um dos vegetais próprios da região Norte, de gosto picante e que costuma deixar dormência na boca.

As experiênci­as gastronômi­cas seguem a 650 metros do mercado, na Estação das Docas. Antigo porto de Belém, foi reformado e se transformo­u em um polo que reúne atividades culturais e gastronômi­cas. “Comer e ver o pôr do sol ao som do carimbó é uma sensação única”, conta a professora Ana Paula Portes, 40 anos.

Ana viu o pôr do sol em uma das opções de passeio de barco que saem da Estação. A média de preço é R$ 40. Outro atrativo é o Forte do Presépio, um pedacinho do século 17 que preserva canhões e peças indígenas de cerâmica. “Mais do que aprender, é como voltar ao passado e sentir as populações antigas”, diz o professor Álvaro Costa, 42 anos. Um dos cartões postais mais famosos da cidade. Tem frutos e ingredient­es típicos do Pará, além do artesanato da região. Também permite uma bela visão da Baía do Guajará. Fica na av. Boulevard Castilhos França, s/nº, Comércio Construído em 2005, tem 40 mil m2 e exibe espécies da fauna e da flora paraenses. Fica na r. Carneiro da Rocha, s/nº, Cidade Velha. Funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, e a entrada custa R$ 15

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil