Agora

Natureza é parte da paisagem local

- (LV)

Quem visitar a capital paraense vai notar a natureza em boa parte da cidade. Um dos destaques é a presença das mangueiras pelas ruas de Belém. “No centro, por exemplo, é impossível andar por cinco minutos e não esbarrar em uma árvore dessas. E, para quem vai de São Paulo, a experiênci­a de comer uma fruta do pé é muito interessan­te”, revela a assistente administra­tiva Maria Rosa, 39 anos. As mangas, porém, costumam causar prejuízos aos motoristas quando caem das árvores em cima dos veículos. Quem andar de carro por lá deve ter atenção onde vai parar.

A natureza continua exibindo a sua beleza no parque Mangal das Garças. Com 40 mil m2, reúne variadas espécies da fauna e da flora locais, entre elas o flamingo e a garça branca grande.

“É um belo parque. A estrutura é aconchegan­te e muito bem organizada. Além disso, tem atividades variadas. É para passar uma tarde toda”, afirma o professor Álvaro Costa, 42 anos. Além de um zoológico, o Mangal tem memorial sobre a história da navegação, um espaço para a reprodução de borboletas e um mirante que permite ter uma visão privilegia­da da extensão do rio Guamá.

A praça Batista Campos, localizada no bairro de mesmo nome, é ideal para caminhadas tranquilas. Ela tem pontos de água que a deixam mais fresca. Os vendedores de água de coco sempre presentes por ali também ajudam a refrescar o turista.

Já o jardim do Parque da Residência, em São Brás, costuma encantar quem passa por lá. Antiga moradia dos governador­es, ganhou um pequeno orquidário e bancos para repouso dos visitantes. Fica na avenida Governador Magalhães Barata, 830, e funciona de terça a domingo, sempre das 9h às 19h.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil