Agora

‘Grande destaque é a espontanei­dade’

- (LV)

Fantasiado­s de monstros, os participan­tes do “Jogo dos Pontinhos”, quadro do “Programa Silvio Santos” (SBT), conseguira­m um feito. Por 30 minutos, bateram a Globo no domingo passado e chegaram à liderança em audiência.

A proeza foi alcançada com picos de 16 pontos, contra 14 da Globo (cada ponto equivale a 69 mil domicílios na Grande SP). E não foi a primeira vez que a atração garantiu a liderança ao SBT. Em 15 de outubro, ficou na frente da Globo com 13,3 contra 12,7. Em setembro, o SBT também havia conseguido ficar na frente por alguns períodos de tempo.

Para alguns dos participan­tes, o segredo do sucesso está na autenticid­ade de quem faz parte da brincadeir­a. “O que o público assiste ali é tudo verdade. Não sabemos o que o Silvio Santos vai nos perguntar, assim como ele não sabe o que vamos responder e o que vamos comentar um para o outro. Isso gera empatia no telespecta­dor”, conta o humorista Carlinhos Aguiar.

No “Jogo dos Pontinhos”, Silvio fala uma frase e os participan­tes devem completá-la. No meio disso, há as tiradas ferinas do apresentad­or, sempre descontraí­do, e os batebocas entre eles. “É como se fosse um reality show. As provas são as brincadeir­as do Silvio, que sabe levar o grupo e vai nos alfinetand­o para ver o que acontece”, explica Alexandre Porpetone, que faz o personagem Cabrito Tevez.

Para Flor, a chave é a simplicida­de. “São seis pessoas sentadas ali, com personalid­ades diferentes, falando o que querem e guiadas pelo Silvio, que é muito hábil.” Além dos três, estão no quadro Helen Ganzarolli, Lívia Andrade e Patrícia Abravanel, com participaç­ões eventuais de Mara Maravilha —que deve ficar fixa em janeiro e fevereiro, pelo menos.

Para pesquisado­res em conteúdo de televisão, o sucesso do “Jogo dos Pontinhos”, quadro do “Programa Silvio Santos” (SBT), não é surpresa.

“O grande destaque é a espontanei­dade. É claro que nada do que acontece ali é ensaiado. O Silvio Santos, com sua experiênci­a e seu talento, sabe extrair o melhor de todos”, avalia Julio Cesar Fernandes, pesquisado­r de TV e professor de transmídia na Faculdade Cásper Líbero.

A qualidade dos participan- tes também é lembrada por ele. “Todos sabem falar uma linguagem popular, que qualquer pessoa pode entender. São excelentes comunicado­res e têm o humor e as tiradas em dose certa”, completa.

Para Nelson Hoineff, diretor do Instituto de Estudos de Televisão, a atração é ideal para o domingo à noite. “Esse período marca o fim de semana, e o espectador deseja ver algo leve e divertido, o que o ‘Jogo dos Pontinhos’ consegue muito bem ser”, analisa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil