Agora

O teste da nova CLT

-

No próximo sábado, dia 11, entra em vigor a maior reforma já promovida na legislação trabalhist­a do Brasil, a CLT, que existe desde os anos 1940.

É claro que uma mudança tão radical provoca medo em muita gente. Ainda mais porque estamos falando do emprego e dos direitos dos brasileiro­s.

Para complicar, as novas regras foram aprovadas na correria pelo Congresso. O que era um projeto pequeno, apresentad­o pelo governo, acabou virando um texto gigante.

Mexeram nuns cem artigos da CLT, que tem mais de 900. Hoje ninguém sabe prever direito o que vai acontecer no mercado com tanta novidade.

A intenção da reforma trabalhist­a é correta. Já está passando da hora de atualizar a lei, que hoje dificulta as contrataçõ­es e demissões.

Além disso, gera uma inundação de processos na Justiça.

Com isso, grande parte dos brasileiro­s acaba tendo de trabalhar sem carteira assinada ou mesmo por conta própria, na base do bico. Isso quando não estão desemprega­dos.

Os celetistas são 38,5 milhões de um total de 104,3 milhões de pessoas ocupadas ou procurando vaga no país.

Para resolver esse problema, a nova lei tem dois objetivos principais: dar força para os acordos entre patrões e empregados e criar novos tipos de contrato, mexendo na jornada e no salário.

Há um monte de dúvidas sobre as regras. Uma parte vai mudar no Congresso, como o próprio governo já prometeu. Muita coisa vai ter que ser testada na prática.

Os trabalhado­res precisam ficar de olho, isso é certeza.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil