Agora

Capital investiga 10 casos de febre amarela em humanos

Suspeita recai sobre pacientes que moram ou estiveram na zona norte, região foco do combate à doença

-

A Secretaria da Saúde da gestão João Doria (PSDB) apura se dez pacientes de São Paulo estão com febre amarela. Em outros quatro casos, a suspeita da doença foi descartada em exames médicos. Estes 14 casos foram notificado­s às autoridade­s no mês passado. Até ontem, a cidade não tinha nenhum caso confirmado da doença em humanos.

Todos os pacientes estiveram na zona norte nos 15 dias anteriores à notificaçã­o da suspeita. Em um dos casos, diz a secretaria, a contaminaç­ão pode ter vindo de fora, pois a pessoa retornou de viagem recente à África. Não foi informado para qual país o paciente viajou.

O secretário da Saúde da gestão Doria, Wilson Pollara, afirmou ontem à rádio CBN que a possibilid­ade de febre amarela em nove desses dez casos é “remota”. Segundo ele, em quatro deles já foi constatado que não havia a presença do vírus.

A área técnica da secretaria diz que prefere tratar todos os dez casos, ainda, como “em investigaç­ão”.

O secretário disse, ainda, que o risco de alguém pegar febre amarela é quase nulo se não mora ou não tenha ido para a zona norte.

Segundo a coordenado­ra do núcleo de doenças transmitid­as por vetores e outras zoonoses da Secretaria de Saúde, Vivian Ailt, todas as suspeitas são notificada­s. “Como os sintomas são mui- to simples, febre e dor no corpo, geralmente a circunstân­cia também é levada em conta para tratar um caso como suspeito”, afirma.

Macacos

A zona norte se tornou o principal foco de preocupaçã­o com a febre amarela na cidade após as primeiras suspeitas de mortes de macacos pela doença —três foram confirmada­s, duas delas no parque Anhanguera e uma no Horto Florestal. Por precaução, 12 parques foram fechados na região (veja quadro ao lado).

Outras 19 mortes de macacos são investigad­as, em várias regiões da cidade. Todos os casos citados são de febre amarela silvestre (transmitid­a por mosquitos Haemagogus e Sabethes). Não há casos urbanos da doença (transmitid­as pelo Aedes aegypti) no país desde 1942.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Agente de saúde da UBS City Jaraguá (zona norte) vacina mulher contra febre amarela ontem da manhã; campanha já imunizou 746 mil pessoas na região
Rivaldo Gomes/Folhapress Agente de saúde da UBS City Jaraguá (zona norte) vacina mulher contra febre amarela ontem da manhã; campanha já imunizou 746 mil pessoas na região

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil