Agora

Prefeitura aplica 1 milhão de multas a menos em 7 meses

Queda, de 12% em relação a 2016, foi puxada por redução na fiscalizaç­ão de radares eletrônico­s

-

A gestão do prefeito João Doria (PSDB) aplicou um milhão de multas a menos, de janeiro a julho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o prefeito era Fernando Haddad (PT). Segundo dados do Painel Mobilidade Segura, foram aplicadas neste ano 8,003 milhões de multas, ante 9,129 milhões no ano passado, redução de 12%.

Os números mostram que as multas aplicadas por radares caíram 15% no período (de 7,1 milhões para 6 milhões). As manuais, aplicadas por agentes de trânsito, tiveram ligeira alta de 0,5% (de 1,96 milhão).

Entre as multas que mais tiveram redução está “não dar preferênci­a ao pedestre”. Foram 19 mil no ano passado e 12 mil neste ano (veja quadro nesta página).

Dados do Infosiga, do governo Geraldo Alckmin (PSDB), mostram que aumentou o número de mortes de pedestres no período. Foram 208 em 2016 e 248, neste ano. Os dados da arrecadaçã­o com as multas ainda não foram divulgados.

Política

Uma das principais bandeiras do tucano na campanha eleitoral do ano passado foi acabar com o que chamou de “indústria da multa”.

Para o especialis­ta em segurança de trânsito Horácio Figueira, a redução no número de multas não demonstra mudança de comportame­nto do motorista de um ano para o outro. “Esses números não significam que estão apenas multando menos, mas que há uma nova política de fiscalizaç­ão”, afirmou Figueira, referindo-se à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte­s, da gestão João Doria (PSDB), disse em nota que o reforço na sinalizaçã­o viária da cidade motivou a redução das multas (leia mais nesta página).

 ?? Robson Ventura / Folhapress ?? Pedestres aguardam semáforo para atravessar rua em frente à praça João Mendes (centro); não dar preferênci­a a quem está a pé figura entre multas que mais caíram
Robson Ventura / Folhapress Pedestres aguardam semáforo para atravessar rua em frente à praça João Mendes (centro); não dar preferênci­a a quem está a pé figura entre multas que mais caíram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil