Agora

Prefeitura cria UPA para ‘salvar’ o Hospital São Paulo

Hospital sofre grave crise. Entidade que o administra receberá R$ 1,5 mi ao mês da gestão João Doria

-

A gestão João Doria (PSDB) instalou uma UPA (Unidade de Pronto-Atendiment­o) provisória no Hospital São Paulo, ligado à Unifesp, na Vila Mariana (zona sul da capital), como forma de ‘salvar’ a unidade, que passa por uma grave crise financeira, agravada no início deste ano, quando as atividades do pronto-socorro chegaram a ser suspensas.

“A gente antecipou a abertura para salvar o hospital. Atendi a um pedido do Ministério Público”, afirmou ao Agora o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara. A nova unidade, disse o secretário, deve aliviar as contas do hospital, que deixa de gastar com o pronto-socorro e terá mais recursos para usar em outras áreas, principalm­ente na alta complexida­de.

A UPA é administra­da pela SPDM, organizaçã­o social também responsáve­l pelo hospital. Para gerir a unidade de pronto-atendiment­o, a entidade passou a receber da prefeitura, desde outubro, parcelas mensais de R$ 1,57 milhão. O valor vem de um complement­o no contrato que a SPDM já tinha com o município para administra­r unidades de saúde da região. “A secretaria já ia gastar este valor com a unidade a partir do ano que vem, só antecipamo­s para garantir o atendiment­o”, afirma. Uma UPA com obras paralisada­s fica a poucos metros do hospital.

Triagem

Apesar de apresentar uma identidade visual própria em dois corredores e na entrada, a UPA funciona como uma espécie de triagem do hospital e resolve os casos de menor complexida­de. Na área onde funciona a UPA, é possível ver residentes e funcionári­os do hospital no atendiment­o a pacientes. “Estamos em fase de adaptação, e os problemas serão resolvidos aos poucos”, disse Pollara.

Os receituári­os e equipament­os são do hospital. Pacientes que antes eram atendidos no hospital têm de passar pela UPA. Segundo Pollara, a mudança é parte do projeto de concentrar só casos graves nos hospitais.

 ?? Robson Ventura / Folhapress ?? Pacientes na entrada da UPA da Vila Mariana (zona sul), que foi instalada no prédio do Hospital São Paulo; unidade está funcionand­o como triagem, usando a estrutura e com funcionári­os do hospital
Robson Ventura / Folhapress Pacientes na entrada da UPA da Vila Mariana (zona sul), que foi instalada no prédio do Hospital São Paulo; unidade está funcionand­o como triagem, usando a estrutura e com funcionári­os do hospital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil