Agora

Gás é caro para dois entre três brasileiro­s

Pesquisa Datafolha mostra que as altas do botijão de cozinha pesam no orçamento das famílias no país

- (FSP e CG)

Os aumentos constantes no preço do botijão do gás de cozinha de 13 quilos estão pesando no orçamento das famílias. Segundo pesquisa do Datafolha, dois em cada três brasileiro­s com mais de 16 anos (67%) avaliam que o gás de cozinha compromete muito o orçamento familiar. Além disso, 86% afirmam que o preço subiu muito nos últimos seis meses.

Desde junho, quando a Petrobras alterou sua política de preços, o gás de cozinha vendido nas refinarias subiu 67,8%. Nas revendas, o aumento é de 15%.

De acordo com o Datafolha, a percepção do aumento do preço é maior entre as famílias mais pobres, para quem o gás tem um peso maior no orçamento.

Entre aqueles com renda de até dois salários mínimos (o que dá R$ 1.874), 80% dizem ter o orçamento altamente comprometi­do pelo preço do gás, enquanto 15% falam que o orçamento é um pouco comprometi­do.

Já entre os mais ricos, 33% avaliam que o orçamento é muito comprometi­do, índice próximo dos 36% que disseram que não há comprometi­mento algum com as altas.

Atualmente, o botijão de gás é hoje reajustado de acordo com uma fórmula que considera os preços no mercado europeu. Ontem, a companhia anunciou a revisão dessa política. Em comunicado, a Petrobras disse que o reajuste de 8,9% anunciado na semana passada foi o último dentro desse modelo. Não haverá mais altas até que se anuncie uma nova política de aumento.

Procurada, a estatal não se manifestou sobre quando deverá ser implantado o novo modelo e nem informou qual será a base para os reajustes no gás.

 ?? Danilo Verpa/Folhapress ?? Germínia Pereira de Moraes, 54 anos, perdeu o marido há um mês e, hoje, vive da ajuda de vizinhos; quando não tem dinheiro para o gás, cozinha com lenha
Danilo Verpa/Folhapress Germínia Pereira de Moraes, 54 anos, perdeu o marido há um mês e, hoje, vive da ajuda de vizinhos; quando não tem dinheiro para o gás, cozinha com lenha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil