Agora

Propina a deputado do Rio chegou a R$ diz MP

Ministério Público Federal apresentou denúncia contra Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi

- (FSP e UOL)

O Ministério Público Federal apresentou denúncia contra os deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB do Rio.

Os investigad­ores dizem que os peemedebis­tas agiam no âmbito da Alerj (Assembleia Legislativ­a do Rio) para favorecer empresário­s de ônibus e empreiteir­as e eram beneficiad­os com propina.

Segundo a denúncia, Pic- ciani, que está licenciado da presidênci­a da Alerj, recebeu ao menos R$ 88,2 milhões em propina.

Os políticos estão presos preventiva­mente desde o último dia 16 em razão das investigaç­ões da Operação Cadeia Velha, desdobrame­nto da Lava Jato que investiga o suposto esquema.

De acordo com o procurador Carlos Aguiar, os valores eram pagos mensalment­e aos três deputados.

Segundo ele, os parlamenta­res negociavam atos normativos, concessão de benefícios fiscais e se empenhavam em vetar emendas que contrarias­sem os interesses dos empresário­s, além de direcionar eventuais licitações e contratos a serem realizados pelo Executivo durante a gestão do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), que também está preso.

Outras 16 pessoas também foram denunciada­s por corrupção, lavagem de dinheiro e organizaçã­o criminosa. É a primeira ação na Lava Jato do Rio em que pessoas com foro privilegia­do são implicadas nas acusações.

Para virar processo e os deputados virarem réus, a denúncia precisa ser aceita pela primeira turma especializ­ada do Tribunal Regional Federal da segunda região.

Essa foi a mesma turma de juízes que decidiu pela prisão dos deputados.

Segundo o MP, o esquema continua a abastecer contas de outros parlamenta­res em atividade na Alerj.

Respostas

A assessoria Edson Albertassi informou que as denúncias contra ele não procedem e serão contestada­s no decorrer do processo.

A reportagem telefonou para advogados de Picciani, mas não conseguiu contato. A assessoria imprensa de Paulo Melo havia respondido que não tinha um posicionam­ento.

 ?? Octacílio Barbosa - 4.out.2016/Divulgação ?? Jorge Picciani, presidente licenciado da Alerj e que está na cadeia desde o último dia 16 de novembro
Octacílio Barbosa - 4.out.2016/Divulgação Jorge Picciani, presidente licenciado da Alerj e que está na cadeia desde o último dia 16 de novembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil