Agora

STF pede a quebra de sigilos bancário e fiscal de Aécio

Senador tucano é suspeito de receber R$ 2 milhões da JBS; decisão atinge irmã e mais duas pessoas

- (FSP e UOL)

O ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do senador Aécio Neves (PSDB-MG), de sua irmã, Andrea Neves, de seu primo Frederico Pacheco e de Mendherson de Souza, ex-assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), além de duas empresas ligadas a eles.

Eles foram denunciado­s por esquema de corrupção por supostamen­te terem recebido R$ 2 milhões em propina da empresa JBS.

A autorizaçã­o foi dada no mesmo dia que o ministro revogou a prisão domiciliar de Andrea Neves, de Frederico Pacheco e de Mendherson de Souza. Marco Aurélio também revogou a necessidad­e tornozelei­ra eletrônica.

Agora, a PGR (Procurador­ia-Geral da República) vai analisar os dados. O período da quebra de sigilo vai de 1º de janeiro de 2014 a 18 de maio de 2017, quando os quatro foram alvos da Operação Patmos, provocada pelas revelações dos executivos da JBS em acordo de delação premiada.

A Procurador­ia pediu a quebra dos sigilos sob a alegação de necessidad­e de acesso às informaçõe­s para rastrear a origem e a finalidade dos recursos.

A quebra de sigilo de parlamenta­r já foi autorizada outras vezes por ministros do Supremo na Lava Jato.

A 1ª Turma do STF ainda não julgou se recebe a de- núncia e abre processo penal contra Aécio, o que tornaria o senador réu.

Resposta

O advogado do senador, Alberto Toron, afirmou que o seu cliente recebeu a decisão com “absoluta naturalida­de‘ e vê “com bons olhos” a decisão nessa fase de investigaç­ão da operação.

No entanto, o advogado disse também que a decisão não era necessária, pois Aécio colocaria os dados bancários e fiscais à disposição espontanea­mente se assim fosse pedido.

 ?? Pedro Ladeira - 6.dez.2017/Folhapress ?? Aécio Neves, senador pelo PSDB de Minas; período da quebra de sigilos pedido pela Procurador­ia ao Supremo vai de 1º de janeiro de 2014 a 18 de maio de 2017
Pedro Ladeira - 6.dez.2017/Folhapress Aécio Neves, senador pelo PSDB de Minas; período da quebra de sigilos pedido pela Procurador­ia ao Supremo vai de 1º de janeiro de 2014 a 18 de maio de 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil