Agora

Rueda diz que vai gerir equipe como executivo

- (FSP)

Foi em 2014 que Andres Rueda percebeu que teria de entrar na política do Santos. Ele emprestou ao clube cerca de R$ 1 milhão para a compra de 10% de Lucas Lima. Se o pagamento não fosse feito, o jogador teria de voltar para Porto Alegre.

Desconfiad­o do que a diretoria comandada por Odilio Rodrigues faria com o dinheiro, ele o depositou na conta do clube gaúcho. Não o deu para o Santos.

“Eu já sabia que a Doyen [empresa que ajudou a contratar o meia] tinha depositado essa quantia na conta do Santos, mas foi gasto com outras coisas”, afirma.

Dono de empresa com mais de 6.000 funcionári­os e ex-diretor de Tecnologia da Informação da Bovespa, Rueda foi integrante do comitê de gestão por seis meses, em 2015, na administra­ção de Modesto Roma.

“Percebi que aquele modelo não ia para a frente. Não batia com os meus princípios de gestão”, completa.

A reclamação é que os integrante­s do comitê são convidados pelo presidente, o que torna o ambiente quase de servidão ao mandatário. Ele quer que estes sejam eleitos pelos sócios e tenham maior independên­cia.

Vítima de poliomieli­te na infância, Rueda deseja acabar com o que considera um mito: de que administra­r uma empresa privada e um grande clube de futebol são coisas diferentes. Ele cita princípios de governança que usa em sua companhia e quer implementa­r na Vila, caso seja eleito. “Se você vai comprar um jogador, é transação comercial. A mesma que qualquer empresa faz. Muda a grandeza de valor. O clube paga comissão? A empresa paga também. Mas vou renovar com um jogador que já é meu. Por que vou pagar comissão?”, questiona.

Por sua candidatur­a vir da união de mais de dez grupos políticos, Rueda foi a maior vítima de boatos de que desistiria da eleição para apoiar outro nome da oposição. Algo que sempre negou, embora confirme ter conversado com outras lideranças.

 ?? Ricardo Nogueira/Folhapress ?? Andres Rueda espera aplicar sua experiênci­a em gerenciame­nto de empresas no Santos, caso eleito
Ricardo Nogueira/Folhapress Andres Rueda espera aplicar sua experiênci­a em gerenciame­nto de empresas no Santos, caso eleito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil