Agora

Domingo é importante à TV

- (FS)

Especialis­tas em televisão lembram que a disputa para ser líder aos domingos na TV é antiga. “É o dia da semana mais importante para as emissoras. Programas como o do Faustão, do Silvio Santos e do Gugu já foram sinônimo desse dia da semana”, lembra Julio Cesar Fernandes, pesquisado­r de TV e professor da Faculdade Cásper Líbero.

Hoje faltam nomes fortes e com mais carisma, como havia nos anos 1980 e 1990. “O domingo está tentando se reinventar. O público está órfão de um apresentad­or que simbolize esse dia específico, como foi o Chacrinha, por exemplo. O que o Faro e a Eliana fazem não é novo, são releituras de tudo o que já foi feito”, avalia Claudino Mayer, doutor em teledramat­urgia e professor da Faculdade Progresso.

A disputa pela audiência, no entanto, provoca a criativida­de dos programas. “É instigante e positivo para todo o mundo que haja essa disputa. Tanto a Eliana quando o Ro- drigo Faro fazem isso de forma saudável”, avalia Mayer. “O Faro vai mais pelo lado social e emotivo, e a Eliana tem um trabalho parecido, mas ela dá mais destaque à beleza e apresenta novas tecnologia­s. Acho que, nesse sentido, ela está à frente do concorrent­e”, completa o especialis­ta.

Já para Julio Fernandes, os programas sempre acabam sofrendo um pouco com o sensaciona­lismo. “Por diversas vezes, os dominicais perderam a mão, como a banheira do Gugu, ou o quadro do sushi erótico no Faustão. O Faro acertou bem por muito tempo, mas precisa se reinventar. Já Eliana está arriscando com um quadro que fica em um limite perigoso”, fala o especialis­ta.

O fato de Eliana ter voltado recentemen­te ao ar e de ter passado por momentos delicados em sua gravidez também despertou a curiosidad­e do público. “É preciso sentir o que vai acontecer, depois de um tempo, quando essa fase passar”, diz Mayer.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil