Agora

Uma data para Lula

-

É uma boa notícia que tenha sido marcado para 24 de janeiro o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre.

Com a definição dessa data, aumentam as chances de resolver a tempo uma pendenga que pode bagunçar a eleição para presidente no próximo ano.

Lula foi sentenciad­o, em julho, a nove anos e seis meses de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro. Se o TRF-4 confirmar a condenação, ele ficará inelegível, pela Lei da Ficha Limpa, e ainda pode ser preso.

De qualquer maneira, há muitas possibilid­ades de recurso.

Tudo fica mais complicado, claro, sendo o petista quem é: o líder nas pesquisas de intenção de voto (tem em torno de 36%) e também o mais rejeitado entre os candidatos mais prováveis ao Planalto, com 39% no Datafolha.

Para piorar, ele investe na divisão do eleitorado. Anda pelo país dizendo que o impeachmen­t de Dilma Rousseff (PT) foi golpe e que está sendo vítima de perseguiçã­o política. Duas lorotas.

Em julho, o juiz Sergio Moro considerou que o ex-presidente recebeu propina da construtor­a OAS na forma do famoso apartament­o tríplex de Guarujá, embora o imóvel tenha permanecid­o em nome da empresa.

No mundo político, a aposta principal é que o TRF-4 vai manter Lula condenado. Seja qual for a sentença, a Justiça precisa andar logo com o exame dos recursos da defesa ou da acusação.

Num país que já sofreu tanto nos últimos anos, não dá para ficar com essa dúvida durante uma eleição tão decisiva.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil