Agora

Experiment­o de estudantes paulistas vai para o espaço

Alunos de escolas públicas e particular venceram concurso. Teste será feito em 2018 por astronauta­s

- (FSP)

Um experiment­o concebido por estudantes paulistas do ensino fundamenta­l será enviado no ano que vem à Estação Espacial Internacio­nal para ser executado por astronauta­s. O projeto foi escolhido por meio de um concurso, cujo resultado será divulgado hoje. Participar­am da disputa 72 equipes formadas por alunos de 12 a 14 anos do Colégio Dante Alighieri e de escolas públicas de São Paulo.

A competição científica faz parte do Programa de Experiment­os Espaciais para Estudantes, ação anual do governo americano em parceria com a Nasa (agência espacial dos EUA), em sua 12ª edição.

A proposta vencedora busca entender como a microgravi­dade atua sobre um composto feito de cimento e

gplástico verde. Será a segunda vez na história que o Brasil envia um experiment­o para a estação espacial.

Do início ao fim, o projeto durou nove semanas e envolveu cerca de 330 estudantes paulistano­s. Durante esse período, eles aprenderam sobre o espaço, ausência de gravidade, método científico, entre outros temas.

No experiment­o vencedor, os alunos miraram a possível ocupação de outros astros pelo homem. Pensando num material que pudesse ser usado para construçõe­s ex- traterrena­s, propuseram testar um composto de cimento com pó de plástico verde.

A hipótese a ser testada é se o composto irá ter uma solidifica­ção adequada num ambiente de microgravi­dade. “Se funcionar, podemos começar a pensar na possibilid­ade de utilizá-lo”, diz o engenheiro espacial Lucas Fonseca, da Missão Garatea, que, junto com a Câmara e Comércio Brasil-Flórida viabilizou o projeto no Brasil.

O projeto deve ser enviado para o espaço em junho do ano que vem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil