Agora

Calendário de pratos

-

O litoral paranaense reserva surpresas a turistas que pouco exploraram o Estado. Um deles é a cidade histórica de Paranaguá: tranquila, com pouco mais de 150 mil habitantes, tem belas construçõe­s do século 17 e serve de ponte para passeios de barco que levam a ilhas, como a conhecida ilha do Mel, e a outras praias para- disíacas. É o município mais antigo do Paraná.

“Paranaguá é a cidade central do litoral paranaense, a que tem maior estrutura na região. No turismo rural, há cachoeiras e rios. Há o turismo marítimo, com passeios por ilhas, e o ambiental, que ocorre nas cidades vizinhas, parte da serra do mar, como Morretes, Antonina e Guaraqueça­ba”, diz Felipe Almeida, 29 anos, empresário paulistano que mora em Curitiba e frequenta a cidade e arredores.

Entre as atrações mais procuradas está a baía dos Golfinhos, onde os animais podem ser vistos de perto. Há passeios de barco, ainda, pela bela baía de Paranaguá. O moradores da região também dão dicas de praias que ficam a meia hora de distância da cidade, como a praia do Leste e o pontal do Paraná —de onde ainda saem barcos para ilhas.

O turismo religioso também é forte na cidade. “Lá é como Aparecida do Norte para o Estado de São Paulo. Durante todo o ano, há visitas ao Santuário Nossa Senhora do Rocio, a padroeira da cidade”, lembra Almeida. Paranaguá tem ainda um bom número de restaurant­es e bares. “Na gastronomi­a, o principal ponto é a Casa do Barreado”, conta o empresário, citando o prato à base de carne, especialid­ade na re- gião. Cozida em panela de barro, a carne fica no fogo por mais de 12 horas.

O tom histórico vem da fundação da cidade, que começou a nascer já no século 16. “Há muitos casarões e construçõe­s históricas, além de ruas de paralelepí­pedo, que são tombadas e não podem ser asfaltadas”, conta Wagner Marques das Neves, 29 anos, controlado­r ferroviári­o paranaense que mora em Paranaguá. O Museu Arqueológi­co e Etnográfic­o, mantido pela Universida­de Federal do Paraná, é uma das joias da cidade. A própria construção é histórica e mantém um rico acervo sobre a trajetória de toda a região.

Vale a pena consultar o calendário de eventos de Paranaguá (PR) antes de viajar, já que a cidade tem muitas festas ao longo do ano.

“Há turistas mesmo em junho e julho por causa das festas. Acabamos de passar pela do Caranguejo. No meio do ano, tem a festa da Tainha; em seguida, a festa da Nações e logo vem a semana dos motociclis­tas, que enche a cidade”, conta o controlado­r ferroviári­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil