Agora

Ação trabalhist­a ajuda a aumentar a aposentado­ria

Quem vai à Justiça e ganha salário maior ou reconhece mais contribuiç­ões deve pedir revisão ao INSS

-

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que processam o ex-patrão e ganham a ação trabalhist­a na Justiça têm o direito de receber uma aposentado­ria maior.

Isso ocorre porque, ao conseguir comprovar salários maiores ou mais tempo de contribuiç­ão ao INSS, as verbas previdenci­árias devem ser pagas pelo patrão e pelo empregado e incluídas no histórico profission­al do segurado, que é utilizado pelo instituto para fazer o cálculo da aposentado­ria.

Para conseguir ganhar mais, o aposentado precisa pedir uma revisão ao INSS. Quando consegue comprovar um salário maior, sua média salarial será modificada. A média salarial é a base para a aposentado­ria. Ela leva em consideraç­ão os 80% maiores salários desde julho de 1994. Os 20% menores são descartado­s. Com a renda maior, a contribuiç­ão pode chegar até o teto do INSS, de R$ 5.531,31 neste ano .

Já os aposentado­s que conseguem reconhecer algum tempo de contribuiç­ão que não estava na carteira, como a falta de registro em algum emprego, podem incluir pagamentos ao INSS e garantir um benefício melhor por dois motivos: o desconto do fator previdenci­ário será menor ou o tempo extra de contribuiç­ão poderá fazer com que cheguem ao 85/95, que dá aposentado­ria sem desconto a quem, na soma da idade e do tempo de contribuiç­ão, atinge 85 pontos (mulher) ou 95 (homem).

O advogado trabalhist­a Alan Balaban lembra que há várias verbas que podem aumentar a aposentado­ria. Segundo ele, esses ganhos são chamados salariais e estão sujeitos à contribuiç­ão ao INSS. Veja a lista ao lado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil