Agora

Chuvas deixam ao menos 120 mortos nas Filipinas

- (Agências)

Uma tempestade tropical desencadeo­u inundações e deslizamen­tos de terra no sul das Filipinas, deixando ao menos 120 pessoas mortas e outras 160 desapareci­das, informaram autoridade­s.

Os deslizamen­tos de terra e inundações provocadas pela tempestade tropical Tembin causaram a maioria das mortes nas províncias de Lanao do Norte, Lanao do Sul e Zamboanga, disse Romina Marasigan, da agência de resposta a desastres.

As Filipinas são atingidas por cerca de 20 tufões e tempestade­s por ano, fazendo do arquipélag­o um dos países mais propensos a desastres desse tipo no mundo.

O prefeito Bong Edding, da cidade de Sibuco, na província de Zamboanga do Norte, disse por telefone que uma operação de busca e resgate estava em andamento na vila de pescadores de Anungan, onde mais de 30 pessoas foram atingidas pelas inundações. Cinco corpos tinham sido recuperado­s na aldeia ontem.

“A enxurrada desceu pela montanha muito rápido, varrendo pessoas e casas”, disse Edding. “É muito triste, a poucos dias do Natal, mas essas coisas acontecem fora do nosso controle”.

No início da semana, uma tempestade tropical deixou mais de 50 pessoas mortas e outras 31 desapareci­das no centro das Filipinas.

 ?? Ferdinandh Cabrera/AFP ?? Área alagada do município de Kabacan, na ilha de Mindanao, nas Filipinas; 160 estão desapareci­dos
Ferdinandh Cabrera/AFP Área alagada do município de Kabacan, na ilha de Mindanao, nas Filipinas; 160 estão desapareci­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil