Agora

São Paulo Frigideira tricolor

Jogadores que foram fritados no Morumbi, como Casemiro e Cortez, hoje brilham em outras equipes

-

Eles foram desprezado­s pelo clube do Morumbi e acharam seu espaço

1234567Foi descartado por Rogério Ceni e virou peça-chave no Cruzeiro, onde atuou emprestado. O clube mineiro não descolou grana para comprar o valorizado atleta de 29 anos

Disputada no último dia 16, a final do Mundial de Clubes reuniu três jogadores que tiveram passagens sem muita pompa pelo São Paulo: o lateral esquerdo Cortez e o meio-campista Maicon, ambos do Grêmio, e o volante Casemiro, destaque do Real Madrid. Companheir­os entre 2012 e 2013, eles são símbolos da frigideira de atletas que se tornou o clube do Morumbi nesta década.

Casemiro é o exemplo que mais salta aos olhos. Tido como “marrento” pela diretoria da época —Juvenal Juvêncio, morto em 2015, era o presidente—, o jogador de 25 anos é hoje titular do Real, queridinho de Zinedine Zidane e tem presença quase certa na Copa do Mundo de 2018. Quando saiu do Tricolor, o volante tinha 21 anos.

“Nada como o tempo. O julgamento precipitad­o de torcedores e a nossa cultura de futebol fazem grandes injustiças. Parabéns, Casemiro, pela evolução e nível que atingiu”, comentou (e cornetou), em março deste ano, Marco Aurélio Cunha, ex-diretor-executivo do Tricolor e ainda influente no clube.

Campeões da Libertador­es, Cortez e Maicon não tiveram vida fácil no Morumbi. O primeiro até conseguiu certo destaque no primeiro ano, mas caiu de produção e acabou seguidamen­te emprestado até acabar seu contrato. O volante se desgastou com a torcida até reclamar publicamen­te das vaias que recebia jogo após jogo. De lá, foi para o Grêmio e virou capitão.

A lista é extensa (veja ao lado) e inclui também promessas descartada­s prematuram­ente, como o goleiro Ederson. Há jogadores que conseguira­m se destacar na Europa, caso do atacante Jonathan Cafu, e atletas que se valorizara­m em outros clubes do Brasil. Hudson, por exemplo, virou herói cruzeirens­e e preferia ter ficado em Minas. Já Reinaldo volta da Chapecoens­e com a promessa de que será titular em 2018.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil