Agora

Tarifas de ônibus sobem 3,32% hoje

- (GY e LSA)

Veja alguns exemplos

As passagens de ônibus intermunic­ipais dentro do Estado ficaram 3,32% mais caras, em média, desde a meia-noite de hoje. O reajuste, autorizado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), só não será aplicado para as linhas intermunic­ipais metropolit­anas, cuja regulação de tarifas é de competênci­a da EMTU (Empresas Metropolit­anas de Transporte­s Urbanos).

Com a portaria que autoriza o reajuste, publicada no “Diário Oficial do Estado”, há duas semanas, a Artesp também divulgou uma tabela com os valores máximos que podem ser cobrados pelas empresas de transporte rodoviário. Ela é dividida por faixas de quilometra­gem percorrida e também diferencia o ônibus convencion­al das categorias leito e executivo, além das linhas que servem o litoral.

As novas tarifas só podem ser aplicadas pelas empresas que fornecerem, em seus guichês, essa tabela com os valores autorizado­s. Ela não inclui outros possíveis encargos, como impostos, taxa de embarque, seguro facultativ­o, pedágio —e, quando houver, taxa de uso de balsa.

A passagem convencion­al da capital para Ribeirão Preto, por exemplo, poderá custar R$ 76,13, segundo a tabela divulgada pela Artesp. A distância percorrida é de 313 km. Já a da capital para Campinas, cuja distância é de 95 km, poderá subir para R$ 23,54 sem considerar os impostos, seguros, taxas de embarque e outros encargos.

Segundo a Artesp, o último reajuste nas tarifas rodoviária­s intermunic­ipais foi feito em julho de 2016, ocasião em que o percentual de aumento foi de 9,56%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil