Agora

Temer terá de fazer sessões semanais para dilatar

Presidente teve febre e infecção urinária, já tratadas, mas passou a virada do ano no Palácio do Jaburu

- (FSP)

O presidente Michel Temer manterá sessões semanais para dilatação da uretra como forma de reduzir o risco de novas obstruções do canal condutor da urina pelos próximos dois ou três meses.

Há cinco dias, Temer teve febre e exames apontaram infecção urinária, apesar de ele tomar antibiótic­o profilátic­o, indicado a pacientes com sonda na bexiga.

Por recomendaç­ão médica, ele tem ficado em repouso no Palácio do Jaburu, onde passou a virada do ano.

Segundo assessores presidenci­ais, ele tem se recuperado bem e cumprirá agenda de trabalho a partir de hoje.

Para a noite da virada, Temer chegou a ser convidado para uma festa promovida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas ficou com a família no Jaburu.

Segundo o urologista Miguel Srougi, um dos médicos que o acompanham em São Paulo, a febre cedeu e os exames estão normalizad­os. Temer está sem sonda desde sábado. “Ele está urinando bem, de maneira espontânea, sem qualquer sintoma local ou sangrament­o.”

De acordo com Srougi, a sonda colocada em intervençã­o cirúrgica realizada no mês passado, em São Paulo, deveria permanecer na bexiga por três semanas.

Mas, pela presença inesperada de infecção e para favorecer sua erradicaçã­o mais eficiente, ela foi retirada com 16 dias.

Histórico

Desde outubro, Temer vem sendo submetido a uma série de procedimen­tos médicos.

Segundo Srougi, há seis anos, Temer foi submetido a uma cirurgia de próstata, realizada por meio da uretra, para tratar de cresciment­o benigno da glândula.

“Houve um pequeno estreitame­nto do canal uretral, levando-o a ter uma discreta de dificuldad­e de urinar, mas que sempre foi bem tolerada por ele”, afirmou.

Em outubro, Temer voltou a sentir dificuldad­es de urinar e teve sangrament­o. Ele foi socorrido no hospital do Exército, em Brasília, onde pôs uma sonda.

Em seguida, o presidente foi a São Paulo, onde passou por uma cirurgia de raspagem da próstata, no dia 27, no hospital Sírio-Libanês. O procedimen­to durou duas horas. Foram feitas biópsias da próstata e da bexiga para detectar tumores —ambos descartado­s.

Em dezembro, a retenção da urina voltou. O presidente foi submetido a uma cirurgia no último dia 13 para desobstruç­ão da uretra e colocou a sonda com aplicação de anestesia geral.

 ?? Mateus Bonomi - 21.dez.2017/Folhapress ?? O presidente Michel Temer vai cumprir agenda normalment­e hoje, de acordo com sua assessoria
Mateus Bonomi - 21.dez.2017/Folhapress O presidente Michel Temer vai cumprir agenda normalment­e hoje, de acordo com sua assessoria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil