Agora

Trump ameaça processar editora de livro

Obra descreve os bastidores da Casa Branca e afirma que o republican­o não acreditava na vitória

- (FSP)

Em uma carta enviada por um de seus advogados ontem, o presidente norteameri­cano, Donald Trump, pediu à editora responsáve­l pelo livro “Fire and Fury” (Fogo e Fúria, em tradução livre) que “cesse e desista imediatame­nte de publicar ou disseminar” a obra, a ser lançada na próxima semana, sob pena de ser acionada judicialme­nte.

Escrito pelo jornalista Michael Wolff, o livro sobre os bastidores da Casa Branca no governo Trump teve seus primeiros trechos divulgados na quarta-feira —que provocaram a fúria do presidente e o rompimento com um de seus principais aliados, o ex-estrategis­ta Steve Bannon.

Bannon afirmou ao autor que a reunião do filho de Trump com uma informante russa durante a campanha, em busca de informaçõe­s sobre a adversária Hillary Clinton, foi “antipatrió­tica”, e comparou a investigaç­ão do FBI sobre a influência russa na eleição de 2016 a um “furacão de categoria cinco”.

A carta enviada à editora Henry Holt & Co e ao autor do livro, subscrita pelo advogado Charles Harder, argumenta que a obra tem conteúdo difamatóri­o e malicioso.

O livro de Wolff, que teve acesso à Casa Branca e afirma ter realizado cerca de 200 entrevista­s com integrante­s do governo Trump, sustenta que o republican­o não acreditava que iria vencer, que pretendia usar a campanha para ganhar fama e que achava que sua equipe estava “repleta de perdedores”.

O lançamento do polêmico livro, que já está em prévenda pela internet, deve ocorrer na próxima terçafeira. A obra era a mais vendida da Amazon ontem.

 ?? Evan Vucci - 12.out.2017/AP ?? Donald Trump, presidente dos EUA; livro fala sobre reunião com uma informante russa na campanha
Evan Vucci - 12.out.2017/AP Donald Trump, presidente dos EUA; livro fala sobre reunião com uma informante russa na campanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil