Agora

INSS manda paulistano pedir benefício em cciidades

Com agenda apertada na capital, site do órgão indica cidades como Mongaguá, a 89 km de São Paulo

-

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou a sugerir a moradores da cidade de São Paulo que peçam aposentado­rias em municípios localizado­s a até 89 km da capital, conforme consultas realizadas pelo Agora no sistema de agendament­os do site do órgão (inss.gov.br).

O agendament­o em outro município antecipa o atendiment­o em até três meses. A comparação é entre 7 de julho, data mais próxima disponível na agência Ataliba Leonel, em Santana (zona norte), e 29 de março, em Carapicuíb­a (26 km de São Paulo), cidade sugerida pelo site.

Ao pedir um benefício longe de casa, o segurado deve considerar que pode ter que voltar ao local, caso precise entregar documentos complement­ares ou pedir uma revisão. “A opção é interessan­te para quem tem certeza de que vai conseguir se aposentar”, comenta o advogado Arismar Amorim Junior.

O instituto diz que as indicações de atendiment­o em municípios da Grande São Paulo, litoral e interior —onde a procura é menor do que na capital— não ocorrem “necessaria­mente por causa do aumento da demanda”. O órgão admite, porém, ter feito mudanças no sistema.

Na capital, os pedidos de aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão aumentaram 28,5% de janeiro a novembro de 2017, na comparação com o mesmo período de 2016.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil